top of page

Principais tipos de retentor

Existem vários tipos de retentores no mercado, cada um com características específicas para atender diferentes necessidades. Por isso, pode ser que você conheça esse componente como anel raspador ou anel retentor.

  • Retentor de lábio: É o tipo mais comum, composto por um anel metálico e um lábio de borracha ou outro material de vedação. Alguns modelos podem conter uma mola para reforçar a vedação principal (mais à frente apresentaremos esse modelo com maiores detalhes). É utilizado em diversas aplicações, como em bombas hidráulicas, motores, caixas de câmbio, entre outros.

  • Retentor tipo V-ring: Possui um formato de anel em “V”, com uma superfície de contato maior, o que proporciona uma vedação mais eficiente. É utilizado em aplicações em que a pressão é elevada e em ambientes com alta presença de sujeira.

  • Retentor de fole: É composto por uma série de anéis em formato de fole, que se movem para compensar a dilatação térmica e outras variações na máquina. É utilizado em aplicações em que a movimentação é intensa, como em motores de aeronaves.

  • Retentores O-ring: são retentores de anel que possuem um formato circular em seção transversal, com uma seção transversal em forma de “O”. São comumente utilizados em aplicações de baixa pressão e com fluidos não agressivos.

  • Retentores labirintos: são compostos por uma série de canais ou sulcos que são posicionados de tal forma que impedem a passagem do fluido. São ideais para aplicações em que há a necessidade de proteção contra poeira e outros contaminantes.

  • Retentores ovais: possuem um formato ovalado em seção transversal, o que permite uma boa vedação em eixos rotativos. São comumente utilizados em aplicações automotivas e industriais.

  • Retentores articulados: possuem uma estrutura articulada que permite a adaptação a movimentos angulares e radiais do eixo. São ideais para aplicações em que há a necessidade de uma vedação estática em condições dinâmicas.

  • Retentores de metal-polímero: são compostos por uma camada de metal e uma camada de polímero, o que garante uma boa resistência mecânica e química. São ideais para aplicações em que há a necessidade de uma vedação em condições extremas de temperatura e pressão.

Além desses tipos básicos, existem ainda retentores específicos para algumas aplicações, como os retentores automotivos:

  • Retentor de válvula: é responsável por vedar a passagem de óleo do cabeçote do motor para o eixo da válvula.

  • Retentor do virabrequim: é utilizado para vedar a passagem de óleo do virabrequim para o volante do motor.

  • Retentor do volante: tem a função de vedar a passagem de óleo do volante do motor para o câmbio.

Calk Rolamentos LTDA
Contato
(11) 3031-8994

(11) 96633-2685
vendas@calkrolamentos.com.br
fiscal@calkrolamentos.com.br
Sem título-1.png

© 2023 CALK ROLAMENTOS LTDA
50.084.909/0001-43

Endereço
Av. Brasílio Pereira de Melo, 539 - Vila Dalila, São Paulo - SP, 03522-000
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta das 08:30h as 17:30h
bottom of page